Existem sete ferramentas de qualidade que podem ser usadas para manutenção: o diagrama de causa e efeito, a folha de verificação, o gráfico de controle, o histograma, o gráfico de Pareto, o diagrama de dispersão e o fluxograma. Cada ferramenta é usada para uma finalidade diferente e pode ser aplicada a diferentes tipos de dados. Ao usar todas as sete ferramentas, você pode obter uma visão abrangente do seu processo de manutenção e identificar áreas de melhoria.

#Gráfico de Pareto

O Gráfico de Pareto é uma ferramenta de qualidade usada para encontrar os defeitos em um processo. Também é conhecida como regra 80-20 porque geralmente descobre que 80% dos problemas são causados por 20% dos defeitos. O gráfico de Pareto pode ser usado para priorizar quais defeitos corrigir primeiro.

#Diagrama de Ishikawa

O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de qualidade usada para encontrar a causa raiz de um problema. Também é conhecido como diagrama de espinha de peixe porque parece um esqueleto de peixe. O diagrama de Ishikawa pode ser usado para debater as possíveis causas de um problema e encontrar a causa raiz mais provável.

#5 porquês

É uma ferramenta de qualidade usada para encontrar a causa raiz de um problema perguntando por quê 5 vezes. É frequentemente usado após a criação de um diagrama de Ishikawa para ajudar a restringir as possíveis causas. Os 5 porquês também podem ser usados sozinhos se houver apenas algumas causas possíveis.

#Histograma

Um histograma é uma ferramenta da qualidade que pode ser usado para exibir visualmente a distribuição de dados. Esse tipo de gráfico é frequentemente usado no controle de qualidade para identificar áreas onde há possíveis problemas de qualidade. Por exemplo, se um processo de fabricação estiver produzindo um grande número de produtos defeituosos, um histograma pode ser usado para identificar rapidamente qual parte do processo é responsável pela maioria dos defeitos.

#Folha de verificação

Como exemplo, uma folha de verificação é frequentemente usado para rastrear o número de defeitos em um processo de fabricação. Ao rastrear os dados ao longo do tempo, ele pode ajudar a identificar quando um problema ocorre e o que pode estar causando isso.

#Gráfico de controle

É uma ferramenta de qualidade muito popular usada em muitos setores. Ele é usado para monitorar a saída do processo e descobrir quando o processo não está sob controle.

Ao definir limites inferiores e superiores de uma medição, como a corrente de um motor, caso este valor de corrente atinja o limite inferior ou superior, um alerta de mal funcionamento está dado.

O SGMAN possui planos de manutenção vinculados as medições, na prática, é um gráfico de controle digital, onde se uma medição como vazão, corrente ou qualquer outra fugir do limite definido, uma ordem de manutenção é gerada automaticamente para a verificação.

#Diagrama de dispersão

Um diagrama de dispersão é um tipo de gráfico usado para mostrar a relação entre duas variáveis numéricas. Cada ponto no gráfico representa um único ponto de dados e a posição do ponto representa os valores das duas variáveis.

#Fluxograma

O fluxograma é essencial para mapear processos e documentar as decisões tomadas durante a manutenção. Ele pode ser usado para monitorar o progresso, identificar possíveis problemas e determinar áreas de melhoria.

#Como as 7 ferramentas de qualidade podem ser usadas para manutenção?

Gráfico de Pareto: Isso pode ajudar a identificar os problemas mais comuns para que você possa se concentrar em corrigi-los primeiro.

Diagrama de Ishikawa: Isso pode ajudar você a entender a causa raiz de um problema ao dividi-lo em partes menores.

5 porquês: Essa é uma ferramenta simples, mas eficaz, para encontrar a causa raiz de um problema. Ao perguntar por que 5 vezes, você pode chegar ao cerne da questão rapidamente.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais ferramentas de qualidade podem ser usadas para manutenção. Ao usar essas ferramentas, você pode garantir que seus esforços de manutenção sejam focados e eficazes.

Um comentário

  1. Excelente conteúdo, bem explicativo!! Parabéns SGMAN por nós disponibilizar textos como este.
    Cada dia mais satisfeito em ser cliente desta empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • Escolhendo um CMMS com Base nas Avaliações
    Neste post, vamos discutir por que é crucial analisar as avaliações de sistemas de gestão de manutenção computadorizada (CMMS) em sites como Capterra, além das avaliações de aplicativos nas lojas Google Play e Apple App Store. Essas avaliações oferecem insights reais dos usuários, longe do controle da equipe de marketing, e podem ser decisivas na […]
  • Cálculo de Depreciação de Máquinas na Gestão da Manutenção
    Neste post, discutiremos como o cálculo de depreciação de máquinas é essencial para a gestão da manutenção. Exploraremos os métodos comuns de cálculo, a importância da depreciação no planejamento da manutenção e como integrar esses cálculos em seu sistema de gestão para otimizar o ciclo de vida dos ativos. A depreciação de máquinas é um […]
  • Transformando a Manutenção com ChatGPT-4o
    No cenário industrial atual, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental na otimização de processos e na maximização da eficiência operacional. Uma das inovações mais recentes que promete revolucionar o setor de manutenção é a integração do ChatGPT-4o com capacidades de visão avançada e reconhecimento de voz aos sistemas CMMS, como o SGMAN. Essa combinação […]
×